sábado, 26 de março de 2011

A brincadeira pelo mundo, ontem e hoje



Os brinquedos, brincadeiras, músicas e histórias que expressam o olhar infantil, olhar construído no processo histórico de diferenciação do adulto.Sendo que o elo entre cultura e criança é claramente percebido nesse repertório de jogos e brincadeiras tradicionais ou populares.
Como também um repertório de brincadeiras e brinquedos também caracteriza uma cultura local, com traços específicos do contexto onde é praticado, (materiais que podem ser utilizados, locais onde são realizadas as brincadeiras, etc.)
Muitos jogos e brincadeiras não se originaram entre as crianças, mas entre os adultos que nem sempre os utilizavam enquanto divertimento, mas como ritos religiosos carregados de conteúdos simbólicos.
Alguns exemplos de jogos e brincadeiras pelo mundo: as crianças gregas comumente se divertiam com brinquedos de cerâmica e com o aro, um arco que rolava pelo chão, flautas e apitos de ossos, dados e objetos miniaturizados do mundo adulto faziam parte da cultura infantil romana.
No Líbano hoje, o jogo de bolinhas de gude é realizado na época da Páscoa, quando são utilizados ovos no lugar das bolinhas sendo posteriormente ingeridos pelas crianças e adultos.
Da China parece veio o jogo de palitos ou de varetas de bambu, cuja prática era comum especialmente entre os adultos. Através dele os oráculos consultavam as divindades.
Entre os indígenas mexicanos (olmecas, astecas e maias) o jogo tinha um caráter religioso, o mais conhecido e praticado era o jogo da pelota (bola) A bola feita de látex, pesava entre 3 e 4 quilos, a quadra em forma de I representava o universo, a bola o sol em sua viagem diária pelo céu e as regras do jogo indicavam a luta do bem contra o mal.
Entre os indígenas brasileiros, a exploração do seu corpo e do corpo materno tornaram-se interessantes brincadeiras, a observação da natureza e a utilização de folhas, troncos e sementes, viram brinquedos, assim como folhas e cascas de árvores servem como fôrma para os objetos de barro, utilizados durante as brincadeiras, entre outras. 
Veja, clicando aqui, um vídeo que mostra algumas brincadeiras pelo mundo.
Brincadeira também é diversidade!!!

Pesquisa realizada em:
A infância e as brincadeiras nas diferentes culturas 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário