sexta-feira, 25 de março de 2011

Curiosidades sobre algumas brincadeiras

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração e fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro, algumas delas:

Peteca

Os índios que Vivian no Brasil antes do descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas em uma espiga de milho e jogavam essa trouxa de uma lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em Tupi significa bater.



Amarelinha

É de origem francesa e chegou ao Brasil tornando-se popular. Consiste em um desenho feito no chão (geralmente), formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer as paredes de cada bloco.

Pipa

A pipa era utilizada como sinalização cerca de 1.000 anos A.C, quando chegou ao Brasil trazida pelos portugueses, se tornou mais uma brincadeira. Ela voa pela força dos ventos, e é controlada por um fio que permite ao condutor deixá-la mais alta ou mais baixa. 


Ciranda

É uma dança famosa no Brasil, trazida de Portugal como dança de adultos, mas logo passou a ser uma brincadeira de criança. É amplamente utilizada atualmente nos cenários onde crianças fazem parte, evidenciando a importância de brincadeiras antigas, culturais e folclóricas que são passadas de geração a geração.


Jogo do Osso (Três Maria)

Também é um jogo passado de geração a geração, de origem pré-histórica, e consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar, como um jogo de malabarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário