sexta-feira, 25 de março de 2011

Para quê brincar?

Para sorrir, para correr, para cantar, para cair, para experimentar, para aprender, para ser, para não ser...
A brincadeira acompanha a humanidade. Mas atualmente ela tem recebido uma atenção especial por parte de pais, especialistas, pedagogos etc., pois tem se comprovado que muito mais que importante é fundamental para o saudável desenvolvimento da infância.
Sabe-se hoje que por meio da brincadeira a criança interaje, desenvolve-se, constrói, vive papéis, elabora questões, por isso, cada vez mais brincar ganha espaço na escola.

Segundo o referencial curricular para educação infantil, v. 2,
"Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brinimaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da cadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais."


Então, vamos brincar!

Um comentário:

  1. Brincar é tão bom!!! Pena que alguns professores esquecem que já foram crianças e que o aprendizado real, acontece por meio das vrincadeiras, elas estimulam a querer prender cada vez mais.

    ResponderExcluir