sábado, 26 de março de 2011

Utilizando o vídeo na sala de aula

O vídeo é uma ferramenta poderosa na aprendizagem. Pode ser utilizado de diversas formas, explorar muitos conteúdos; pode servir como ilustração de conceitos, simulação de conteúdos etc.

Um exemplo dessa utilização pode ser aplicado ao tema das brincadeiras.

O vídeo a abaixo (que publicamos também nesse post), é uma reportagem sobre um projeto desenvolvido em uma escola do Rio Grande do Sul, onde os alunos fazim um resgate histórico dos brinquedos e brincadeiras de seus pais.

Pensando nas crianças do 3º ano (8/9 anos), podemos trabalhar  conteúdos como história, artes e língua portuguesa.
Um objetivo que essa atividade pode ter é o de possibilitar aos alunos um conhecimento relacionado à cultura, às tradições e ao modo de viver dos pais e avós quando crianças.
E pode-se utilizar o vídeo para introduzir aos alunos o tema, que é sobre as brincadeiras antigas, dessa forma, irá estimular os alunos a pesquisar como eram as brincadeiras realizadas por seus pais e avós quando crianças. Após a exibição do vídeo os alunos poderão fazer uma entrevista com os pais e avós para descobrir e conhecer como era a infância deles, com que brinquedos se divertiam e que brincadeiras realizavam. Em seguida os dados obtidos nas entrevistas podem ser socializados em sala de aula, e alguns brinquedos podem ser selecionados para produção e utilização da turma.
Poderá ser feita uma análise em conjunto do vídeo assistido, sendo o professor o moderador, destacando cenas mais importantes e mostrando como os alunos devem realizar a atividade posterior que é a entrevista.
É uma atividade que enriquece o aprendizado dos alunos e os aproxima da realidade dos pais e avós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário